sábado, 11 de setembro de 2010

Fases do seu ciclo menstrual

Fases do seu ciclo menstrual

O ciclo menstrual passa por várias fases onde ocorrem diferentes processos. Entenda os detalhes de cada uma delas.

Primera fase: Menstruação “Ficando menstruada”
  • O que acontece? Seu corpo está eliminando o tecido de que não precisa.
  • Detalhes: Quando você menstrua, o tecido que recobre o útero (endométrio) se rompe e percorre lentamente o útero através da vagina até sair do seu corpo. Este “Fluxo” sai aos poucos. Pode parecer uma grande quantidade de sangue, mas na verdade é uma combinação de sangue com muco cervical e células do corpo, que somam aproximadamente de 6 a 9 colheres de sopa de fluxo sanguíneo. Normalmente o fluxo é vermelho escuro e pode trazer alguns grumos de sangre.
Segunda fase: Pré–Ovulação (depois que sua menstruação termina)
  • O que acontece? Seu corpo prepara um óvulo para permitir a gravidez.
  • Detalhes: Com o tempo o seu fluxo pára, seus ovários começam a preparar outro óvulo para liberar dentro de uma das trompas de Falópio (geralmente os ovários revezam para liberar os óvulos. Um mês o ovário esquerdo libera o óvulo e no outro mês o ovário direito). Ao mesmo tempo, um hormônio chamado estrogênio informa ao útero que acumule endométrio.
Terceira fase: Ovulação
  • O que acontece? Muitas coisas acontecem nessa fase, mas basicamente os óvulos se despreendem dos ovários para dentro das trompas de Falópio; e o seu corpo está preparando o útero para receber um óvulo fertilizado (se isso ocorrer).
  • Detalhes: O seu cérebro envia um sinal a seus ovários, dizendo a um deles para liberar o óvulo maduro. Este passo é chamado de ovulação. Primeiro, o óvulo se move através das trompas de Falópio até a uretra. Ao mesmo tempo, o endométrio vai crescendo, e ficando mais denso devido ao hormônio progesterona. Isso ocorre quando o corpo está pronto no caso dos óvulos terem sido fertilizados. Se os óvulos não foram fertilizados, seu corpo reconhece que não precisa mais do endométrio. Apesar dos ciclos menstruais poderem variar em duração, o número de dias entre a ovulação e a menstruação é consistente.A ovulação ocorre geralmente 14 dias antes do começo da sua próxima menstruação.
Quarta fase – A fase pré-menstrual
  • O que acontece? Se uma mulher está grávida, o útero se prepara para liberar o tecido desnecessário que foi preparado para o óvulo.
  • Detalhes: Os níveis de dois hormônios envolvidos no desenvolvimento do revestimento uterino, estrogênio e progesterona, começam a cair. A estimulação do endométrio acaba. Isso faz com que o revestimento comece a se desprender do útero, como um novo ciclo menstrual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário