sábado, 11 de setembro de 2010

O fluxo menstrual intenso

O fluxo menstrual intenso se caracteriza pelo sangramento excessivo durante a menstruação. Nestes períodos de fluxo intenso é necessário que o absorvente interno ou externo de maior absorção seja trocado antes do período recomendado pelos fabricantes, normalmente de 1 em 1 hora. Mas, perder muito sangue todo mês pode causar anemia e ser sinal de outros problemas, como desequilíbrio hormonal.

Entre as razões pelas quais as mulheres têm fluxos abundantes estão:

  • O seu fluxo natural já é abundante.
  • A utilização do método anticoncepcional chamado DIU (dispositivo intra-uterino).
  • "Desequilíbrio hormonal" (pouca quantidade ou ausência de progesterona).
  • Fibromas ou pólipos (tecidos que crescem dentro do útero).
  • Problemas de tireóide (a tireóide é uma glándula que se encontra pescoço e que ajuda a controlar muitas funções do corpo).
  • Endometriose: acontece quando as células que recobrem o útero saem do mesmo e crescem em outras partes do corpo.
  • Tabagismo.
  • Maternidade (muitas mulheres têm fluxo abundante durante o primeiro ano depois te terem tido seus bebês).

Algumas dessas situações não requerem tratamento, porém outras precisam de cuidados médicos. Alguns medicamentos (incluindo antiinflamatórios e anticoagulantes) ajudam em determinadas situações de fluxo menstrual intenso. Lembre-se que menstruação irregular é sinal de desequilíbrio hormonal. Porém, na maioria das vezes, a solução pode estar em medicamentos que ajustarão ou compensarão o desequilíbrio hormonal.
O uso do DIU (dispositivo intra-uterino) faz aumentar o fluxo menstrual em quantidade e duração. O dispositivo intra-uterino também pode causar irregularidade menstrual.

Quando procurar o médico em casos de fluxo intenso?

Se o único problema que você possui é um fluxo intenso, não se preocupe. Todavia, se você se sente cansada nesse período, é melhor consultar um médico. O fluxo intenso pode provocar anemia, que é a redução do número de glóbulos vermelhos que transportam oxigênio pelo corpo. Se você sente uma fadiga intensa verifique com o médico se ela não está sendo causada por anemia. O fluxo menstrual intenso pode interferir nas atividades diárias causando dor constante na parte inferior do abdome durante a menstruação.

Você também deve visitar o médico se tiver hemorragias (que encharca o absorvente interno ou externo de maior absorção em menos de 1 hora) e, principalmente, se estiver usando um dispositivo intra-uterino (DIU). Se sua menstruação se altera entre fluxo intenso e fluxo moderado você também deve falar com o seu médico. A prescrição de anticoncepcionais orais e o uso de progesterona durante o ciclo é feita em alguns casos para regular a menstruação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário