sábado, 11 de setembro de 2010

Menstruação, o que é?

Menstruação, o que é?

A vinda da menstruação é, provavelmente, a mudança mais importante que acontece com as meninas durante a puberdade. A menstruação não deve ser vista com preocupação, já que é uma passagem natural na vida de cada mulher. É um sinal de que o corpo está saudável e funcionando adequadamente. Você talvez fique um pouco asustada quando ficar menstruada pela primeira vez, mas isso é normal e não deve causar nenhuma preocupação.

A menstruação é a perda de fluídos corporais e sangue pela vagina (uma abertura entre as pernas). Ela ocorre com todas as mulheres uma vez por mês e é um sinal de que o corpo está normal e saudável.

A maioria das mulheres fica menstruada entre os 10 e 16 anos de idade. Não há uma idade específica que seja a correta para ficar menstruada, isso acontece quando o corpo está preparado.

A menstruação dura alguns dias, geralmente entre 3 e 7 dias. A maioria das mulheres ficam menstruadas uma vez por mês. O tempo médio entre o término de uma menstruação e o começo de outra é de 28 dias, mas esse tempo pode variar de mulher para mulher. O normal é que ele varie entre 21 e 35 dias.

No começo da sua menstruação seus ciclos podem ser irregulares. Depois da sua primeira menstruação a seguinte pode vir depois de 2 ou 3 meses e pode durar 1 dia ou 10. Seu corpo levará um tempo para se adaptar e ter um ciclo regular, o que pode levar até 2 anos para acontecer. Relaxe, isso é normal.

Quando ficarei menstruada?

Para que você tenha uma idéia, sua menstruação começará provavelmente:

  • Uns 2 anos depois que seus seios começarem a crescer.
  • Pouco tempo depois de nascerem seus pelos púbicos.
  • Depois do início de corrimento vaginal.

Use um calendário para controlar a sua menstruação

Muitas mulheres se preparam para sua menstruação seguinte usando um calendário onde anotam seu ciclo menstrual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário