sábado, 11 de setembro de 2010

Qual a relação entre menstruação
e ter bebês?

Cada vez que um ovário expulsa um óvulo, o seu corpo se prepara para ter um bebê. (Se o óvulo não se unir a um espermatozóide, o ciclo mensrual simplesmente continua).

menstruação e gravidez

A relação mais comum entre menstruação e gravidez é que o primeiro sinal que levanta a suspeita de gravidez é o atraso do ciclo menstrual.
Cada vez que um ovário expulsa um óvulo, o seu corpo se prepara para ter um bebê. (Se o óvulo não se unir a um espermatozóide, o ciclo menstrual simplesmente continua).

Durante o ciclo menstrual da mulher existe um período de dias, nos quais a relação sexual tem grande probabilidade de resultar em gravidez.
Um hormônio (uma substância química mensageira) chamado progesterona faz com que a membrana que reveste o útero, macia, esponjosa e formada de tecido e de sangue, fique mais grossa (Esta membrana se chama endométrio). O endométrio é o tecido produzido no interior do útero, todo mês, durante o ciclo menstrual. Se o óvulo é fertilizado por um espermatozóide, essa membrana serve como proteção para o mesmo, e é através dela que o bebê em desenvolvimento receberá a nutrição de que necessita.

A maioria das vezes, o óvulo não é fertilizado e se dissolve. Quando isso ocorre, a membrana do útero não é utilizada, sendo assim ela se desprende e sai do corpo através da vagina, como um fluxo avermelhado que contém sangue. Isso é a sua menstruação.

Portanto, essa é uma relação de menstruação e gravidez: quando uma ocorre, não ocorre a outra.
Então, o que é menstruação? A menstruação é a eliminação do revestimento interno do útero num ciclo em que não houve fecundação.

E depois…

Começa um novo ciclo menstrual! Sua menstruação dura alguns dias e o corpo expulsa parte da membrana do útero. Depois, quando a menstruação termina, um de seus ovários se prepara para expulsar outro óvulo. Quando isso acontece, o útero começa a desenvolver novamente uma membrana grossa. O óvulo viaja através da trompa de Falópio até o útero… e o ciclo recomeça. Toda mulher precisa entender bem o que é menstruação.

Sabia que…?

No ciclo menstruação e gravidez, a mulher tem, em média, aproximadamente 500 menstruações durante sua vida. Ela não fica menstruada durante a gravidez. E que uma mulher saudável nasce com, aproximadamente 300 mil óvulos?A menstruação acaba definitivamente quando a mulher tem em média 50 anos (o que é conhecido como menopausa) e a partir dos 30 anos diminui o número de óvulos chegando a 12% apenas do total inicial.
Informe-se sobre o que é a menstruação e a relação que tem com gravidez ...e bebês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário