domingo, 12 de setembro de 2010

“O que está acontecendo comigo?”

Agora que você está crescendo, provavelmente vai notar que seu corpo está mudando de várias formas. Sentirá mudanças na sua aparência e na forma como se sente. Isso acontece porque você está passando por uma fase chamada puberdade. É nessa fase que você se transforma de menina em mulher.

A puberdade começa geralmente entre os 9 e 14 anos e dura alguns anos. Cada pessoa é diferente, por isso seu corpo decidirá quando é o momento certo para você entrar na puberdade, independente da sua idade. A puberdade tem um aspecto biológico e universal, caracterizada que é por modificações visíveis.

Crescimento e Desenvolvimento

A puberdade começa quando uma glândula situada embaixo da parte frontal do cérebro, a hipófise, envia um sinal ao seu corpo para que ele comece a produzir uma substância química especial. Os hormônios femininos, o estrogênio e a progesterona, são responsáveis pelo desenvolvimento sexual da mulher e pelo ciclo menstrual. Esta substância química (um hormônio) se chama estrogênio, é produzida nos ovários e é responsável por muitas das mudanças pelas quais você vai passar. O estrogênio é o principal hormônio feminino; os homens possuem um hormônio diferente, a testosterona, que origina a maioria das mudanças corporais.

Você saberá que está entrando na puberdade quando começar a crescer de uma hora para outra. Você também vai notar que o seu corpo vai adquirir contornos femininos. E não se preocupe caso suas amigas entrem na puberdade antes do que você, pois logo será a sua vez.

A idade para entrar na puberdade não é a mesma para meninos e meninas nem a mesma para todos os meninos ou todas as meninas. O ciclo menstrual na mulher é causado pela secreção alternada dos hormônios femininos. Se aos 14 anos você ainda não passou por todas as mudanças da puberdade ou se sua menstruação não chegou até os 16 anos de idade você deve procurar um médico.

Por que comigo?

A puberdade também se refere ao início da maturação sexual. Todas as mudanças pelas quais você vai passar durante a puberdade são para preparar seu corpo para a reprodução (ter filhos). As mudanças da puberdade, tanto físicas como psicológicas, são comandadas principalmente pelos hormônios sexuais. Nas meninas, os ovários começam a aumentar a produção de estrógeno e de outros hormônios femininos.

As garotas sofrem mais mudanças da puberdade que os garotos.

Não se preocupe!

As principais mudanças da puberdade são as hormonais. Estas mudanças não ocorrerão da noite para o dia. Você vai ver que algumas ocorrem com bastante rapidez, mas outras levam alguns anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário